Nome real
Instrumentista
Faro
Miguel foi orientado por guitarristas de jazz de topo como Ben Monder, Jonathan Kreisberg, Phillipe Catherine, e Nguyen Lee.

Em 2003, com 24 anos, Miguel mudou-se para Lisboa, determinado a mergulhar na cena do jazz e imediatamente atraiu a atenção do contrabaixista Carlos Barretto, com o qual começou a tocar junto e a realizar vários concertos em Portugal e Espanha . Em 2004 Miguel Martins "Kaleidoscopio" foi formado com Carlos Barretto e o baterista finlandês Markku Ounaskari. Em 2007, publica seu primeiro álbum "The New Comer" por Klimaxrecords, considerado um dos melhores álbuns de jazz portugueses de 2007 pela revista Jazz.pt, onde Martins compôs e arranjou as suas canções com a sua visão.
Miguel passou a criar e co-liderar a jovem e hip jazz sensação do Jazz Português Miguel Martins "Samadhi", com o acordeonista João Frade, onde passou dois anos viajando por grandes festivais e eventos em Portugal e Espanha.

No final de 2009 mudou-se para Barcelona. Lá Martins tocou com músicos como Llibert Fortuny, Masa Kamaguchi, Antonio Mesa, Paulinho Lemos etc ...

Em 2010/11 mudou-se para a Itália para a cidade do jazz italiano, Bolonha. Tocou e fez tours em Itália com músicos como, Stefano Senni, Guglielmo Pagnozzi, John Serry, Andrea Rea, Emiliano Franco, Daniele Sorentino, Davide Garattoni, Bruno Farineli , Filippo Mignatti, Domenico Caliri entre outros.

Em 2012, Miguel Martins mudou-se para Londres, e colocou o seu Miguel Martins Quintet na atenção da cena do jazz do Reino Unido. A banda é baseada em Londres, Martins partilhar o seu projecto musical, com, Brandon Allen indiscutivelmente o saxofonista tenor mais emocionante na Grã-Bretanha, o pianista Chris Jerome o notável Ben Bastin no contrabaixo, e o baterista português, Pedro Segundo. Em Londres Martins toca tambem como freelancer com músicos como Leon Greening, Renato d'Aleio, Jonny Gee, Emiliano Franco, Christian Brewer, Andrea Trillo, Ricardo dos Santos, Larry Bartley, Nadim Teomori, Fulvio Sigurta etc ...

Em 2016, Miguel Martins & Javier Orti "Cuarteto Iberico", com sede em Sevilha, fizeram seu primeiro disco chamado "VIVEK". Um repertório de temas originais de Martins e Orti, registados sob o rótulo de prestigiada editora Blue Asteróide Records com base em Sevilha. Este disco já conta com uma transmissão pela radio nacional Espanhola Radio 3 em Discopolis, um grande programa de rádio de jazz em Espanha, como a apresentação do disco "VIVEK" no Teatro Central de Sevilha e no Festival Internacional de Jazz da universidade de Sevilha.

Martins tocou e gravou com músicos como Carlos Barretto, Carlos Bica, Markku Ounaskari, Jose Salgueiro, João Lobo, Jonathan Robinson, John B Arnold, Kelvin Sholar, Nelson Cascais, Brandon Allen, Neil Angilley, Sebastian Merk, John Serry, Michael Lauren, Jay Phelps, Alexandre Frazão, Ersnt Bier, Benny Lackner, Antonio Ciaca etc..

Miguel tocou em vários clubes de jazz e festivais em Portugal, Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália, República Checa e França.
Performance Géneros
SANGHA Atuação ao vivo Acústico, Alternativa, Jazz
Leon Baldesberger's Meersalz Atuação ao vivo Instrumental, Jazz