Conferências
15.06 - Terça-feira
14h30
Painel Embaixadores
Portugal é um país pequeno e muito centralizado nas suas grandes áreas urbanas. Ser músico e viver da música fora desses grandes centros nem sempre é fácil. Os embaixadores do South Music são músicos que se afirmaram, não apenas a nível regional mas também em todo o território nacional. Este painel serve, essencialmente, para conhecermos o percurso destes músicos e percebermos como foi, e é, o seu caminho, como atingiram o estatuto que possuem. Quais as dificuldades encontradas? Será possível um músico do Algarve atingir uma dimensão nacional ou é necessário haver uma mudança para os grandes centros urbanos, para que se obtenha reconhecimento? O que nos falta fazer?
MODERADORES
Júlio Ferreira e Ricardo Coelho (Choque Frontal)
CONVIDADOS
Dino D’Santiago
Júlio Resende
Viviane
Nuno Guerreiro
Zé Eduardo
16h00
Painel Editoras
Com o advento do digital, da partilha, as editoras foram e são confrontadas com novas formas de negócio e o investimento nos artistas mudou. O digital possibilitou, igualmente, uma profusão de músicos e lançamentos, o que tem permitido o aparecimento de editoras independentes. Os hábitos de consumo da música alteraram-se, o suporte físico vende-se cada vez menos, hoje ouvimos música, essencialmente, em plataformas de streaming. Importa saber: como estão as editoras a adaptar-se a estas novas realidades e dinâmicas? Qual a diferença entre editoras majors e independentes? Qual o futuro da edição? Relativamente ao antigo paradigma em que se faziam digressões para promoção de discos, substituído nos últimos anos pelo lançamento de discos para vender espectáculos, qual vai ser o novo paradigma pós-pandemia?
MODERADOR
Rui Miguel Abreu
CONVIDADOS
Paula Homem - MD Sony Music
João Teixeira - MD Warner Music Portugal
Francisco Vasconcelos - Valentim de Carvalho
José Gomes - Lovers & Lollypops
Sérgio Silva - AMAEI
17h30
Painel O Papel da Imprensa Musical
Com o aparecimento da internet a imprensa alterou-se significativamente, tal como a forma de comunicar. O advento e disseminação das redes sociais veio implementar a “sociedade espectáculo”, do consumo imediato, da sobrecarga de estímulos que nos retiram a atenção e o tempo. Mas a internet trouxe, também, uma democratização no acesso à informação, uma profusão da partilha de conteúdos e o aparecimento de inúmeros projetos musicais. O papel da imprensa musical é muito relevante. - permite a descoberta de novos projetos musicais, assume o papel de mediador entre a música e o público, ajuda-nos a refletir e a parar para escutar. A questão é se a imprensa musical tem cumprido a sua função, se os jornalistas têm procurado informação para além do seu círculo habitual, ou mesmo, se têm condições para o fazer? Se os media estão interessados no que se passa no país a nível cultural? Se as rádios e as televisões passam músicas e artistas independentes? Como podem os media, ou a sociedade, mudar esta conjuntura? Como pode a imprensa musical ganhar maior expressão em Portugal?
MODERADORA
Inês Meneses
CONVIDADOS
Mário Rui Vieira
Vítor Belanciano
Júlio Ferreira
Rui Miguel Abreu
François Audigier - Europavox
16.06 - Quarta-feira
14h30
Painel Direitos de Autor e Conexos
Os direitos de autor estão, mais do que nunca, num momento crucial. As tradicionais formas de receitas estão em mutação, escasseiam os concertos ao vivo, fruto da situação pandémica, e a venda em suporte físico de obras artísticas está a decair. Contudo, as receitas geradas pelas televisões, plataformas digitais, gaming, entre outras, estão a crescer. Como estão as entidades gestoras dos direitos de autor estão a acompanhar estas mudanças? Que novos desafios enfrentam estes direitos? Existirão formas mais eficazes de distribuição destes direitos?
MODERADOR
Tozé Brito
CONVIDADOS
Carlos Madureira - SPA - Sociedade Portuguesa de Autores
Francisco Borges - GDA - Gestão dos Direitos dos Artistas
Miguel Lourenço Carretas - Audiogest - Associação para a Gestão e Distribuição de Direitos
Nuno Rodrigues Glockenwise
16h00
Painel Edição de Autor/DIY
O desenvolvimento tecnológico das últimas décadas permitiu que a edição se democratizasse. O surgimento de estúdios domésticos, onde os artistas conseguem gravar as suas músicas com qualidade, favoreceu a edição de autor. As editoras deixaram de ter o exclusivo da gravação. Os músicos assumem o papel da edição e caso precisem de promover o seus álbuns ou de agenciar concertos, e não possuam uma rede de contactos suficiente para o efeito, existem promotores que publicitam os artistas de várias formas, agenciam concertos, marcam entrevistas. E mesmo necessitando de gravar podem recorrer a empresas dedicadas à gravação, mistura e masterização de sons. Esta democratização faz com que um número crescente de músicos escolha fazer a sua própria gravação. Porque optam, os músicos, por este tipo de gravação? O que os leva a afastarem-se das editoras?
MODERADOR
Mário Antunes
CONVIDADOS:
Miguel Araújo
John Gonçalves - The Gift
Tó Viegas
Paulo Ventura
Intervenção remota da Confer-O-Matic com moderação de Jorge Coelho
17h30
Painel Programadores/Festivais - Programar em Português
O panorama musical português viu surgir, nas últimas décadas, inúmeros projetos musicais que vieram dar uma nova dinâmica e acrescentar uma multiplicidade de géneros, alguns dos quais inovadores a nível mundial. Os programadores têm hoje um leque maior de escolhas, o que permitiu que se criassem festivais e eventos apenas com projetos musicais nacionais - tais como o Festival F ou o Bons Sons, entre outros. Mesmo nos festivais generalistas a presença de projetos nacionais é cada vez maior e com maior destaque. Como é programar música nacional? Como está a criação de música em Portugal? Teremos um mercado demasiado pequeno para acolher toda esta criação?
MODERADOR
Luís Oliveira
CONVIDADOS
Luís Ferreira - programador cultural, fundador do BONS SONS e diretor do 23 Milhas
Vasco Sacramento - Capitólio; Festival F; Viana Bate Forte
João Carvalho - Paredes de Coura
Sandra Faria - APEFE
Ricardo Bramão - Aporfest
NOTA:
O programa de conferências do South Music encontra-se em desenvolvimento, sendo sujeito a alterações e novas confirmações.