O South Music tem por missão estimular o diálogo entre músicos locais e profissionais do setor musical, nomeadamente programadores, editores, agentes, produtores e meios de comunicação social. Este acontecimento assenta em quatro grandes vertentes: ações de formação, capacitação dos projetos musicais selecionados, showcases, networking e conferências.
Os projetos serão avaliados por um painel de júri constituído pelos jornalistas Inês Meneses e Rui Miguel Abreu; pelo animador de rádio Fernando Alvim; pelo diretor do Teatro das Figuras Gil Silva; pela promotora, agente, manager e presidente da direção da APEFE Sandra Faria; pelo compositor, músico e produtor Renato Júnior; por Paulo Silva, programador do Festival Med e do Cineteatro Louletano e por Nuno Saraiva, presidente da AMAEI.
Os projetos selecionados terão oportunidade de se apresentar em formato showcase aos participantes no South Music e frequentar ações de formação preparatórias em áreas fulcrais para o desenvolvimento do seu percurso artístico.
Após o evento, o South Music continuará como uma plataforma, alojando vídeos, áudios, informações e contactos das bandas participantes, funcionando como um agregador de conteúdos e veículo de comunicação com a indústria musical.
O South Music é uma iniciativa da Câmara Municipal de Faro, Teatro Municipal de Faro e Faro2027, relevante no processo de candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura, que tem procurado capacitar os agentes culturais. Nesse contexto, o South Music pretende afirmar-se como um exemplo da forma como o setor cultural e criativo pode ser apoiado e incentivado. É também um modelo de cooperação regional, ao extrapolar as fronteiras do Município de Faro para abrir as candidaturas a todos os músicos e bandas do Algarve.