MODA VESTRA
A partir de uma encomenda artística da Rede Azul – Rede de Teatros do Algarve, realizada com o objetivo de estimular e valorizar a criação contemporânea com protagonistas algarvios e a sua circulação pela região, surge o espetáculo multidisciplinar “Moda Vestra”, integrado no programa cultural 365 Algarve e apresentado publicamente entre outubro de 2018 e maio de 2019.
“Moda Vestra” é um coletivo de três artistas algarvios: João Frade (acordeão), Sickonce (eletrónica) e Léo Vrillaud (teclas).
Os criativos reuniram-se para desenhar um projeto audiovisual que, a partir das sonoridades musicais tradicionais da região, pretende explorar a ambiguidade entre o tradicional, o passado, o tempo atual e visões de futuro do Algarve, isto numa ótica experimental de releitura contemporânea. A fusão de estilos e meios diferentes visualiza a entrega de uma identidade una mas em aberto. Uma entrega “vestra” com o intuito de ser completada pelo público. Deste princípio surge a origem do nome “Moda Vestra”: Moda de “atual” e de “canção tradicional”; Vestra do latim “teu/tua”.
O processo criativo constitui por si uma busca dessa identidade com a metodologia de “dar espaço ao outro”, de deixar a personalidade de cada artista (co)existir e colocar os seus elementos ao serviço da construção coletiva de uma narrativa compósita e plural. As ferramentas para a materialização deste desafio são o acordeão, instrumentos musicais, máquinas, samples, ambientes sonoros e visuais – imagens do que foram e são estes artistas. Quer-se cru, forte, emotivo, com margem para interpretações e dúvidas.
Conceito e coordenação geral: Rede Azul – Rede de Teatros do Algarve / Parceria estratégica e coprodução: Municípios de Loulé, Faro, Albufeira, Castro Marim, Lagoa, Lagos, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves e Tavira, Mito Algarvio - Associação de Acordeonistas do Algarve / Parceiro da área turística: Proactivetur - Projeto TASA / Apoio: Programa 365 Algarve/Turismo de Portugal e Direção Regional de Cultura do Algarve